A web – a parte “WWW” da internet, com links e navegação – nasceu na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). E, para celebrar o 20° aniversário da World Wide Web, neste dia 30 de abril, o pessoal do CERN colocou de novo no servidor em seu endereço original a primeira página WWW da internet. A simplicidade de sua aparência pode não demonstrar sua importância, mas foi revolucionária na época. Foi o que transformou a internet no que ela é hoje, com o nome “TheProject.html” (“OProjeto”).

Primeiro site da 'WWW'. (Foto: Reprodução)

Primeiro site da ‘WWW’. (Foto: Reprodução)

Imaginem que antes disso a internet era apenas uma tela preta, ou azul, esperando que você entrasse um comando. Eu cheguei a ter acesso, através do LLCC – Laboratório Nacional de Computação Científica – a essa internet do final dos anos 80. Conectando-nos através da BitNet (acrônimo para “Because It’s Time Network”), podíamos trocar e-mails com alunos de Princeton.

A web em 1995. (Foto: Reprodução)

A web em 1993. (Foto: Reprodução)

A internet comercial no Brasil iniciou apenas em 1995, mas em 1994 alunos da Universidade de São Paulo (USP) já estavam criando páginas WWW. Seria legal se a USP pusesse online novamente uma dessas páginas.

A página da CERN foi lançada em 1991, mas só em 1993 a tecnologia W3 ficou disponível pra todos gratuitamente. Um documento PDF pode ser baixado com as instruções que foram dadas por Tim Berners-Lee, que liderava a equipe da CERN no projeto da WWW.  É interessante observar que Tim acrescenta a frase “don’t be disappointed”, ou seja, “não fique decepcionado” com a aparente simplicidade da coisa, pois ele acreditava que o potencial era tremendo. E estava certo!

Anúncios

Escrito por Luciana

Designer

2 Comments

  1. Cesar Filho 13/07/2014 às 18:24

    Show
    E hoje criar esse tipo de site e comum e fácil de mais!!!!, =)

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s