A web – a parte “WWW” da internet, com links e navegação – nasceu na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). E, para celebrar o 20° aniversário da World Wide Web, neste dia 30 de abril, o pessoal do CERN colocou de novo no servidor em seu endereço original a primeira página WWW da internet. A simplicidade de sua aparência pode não demonstrar sua importância, mas foi revolucionária na época. Foi o que transformou a internet no que ela é hoje, com o nome “TheProject.html” (“OProjeto”).
Imaginem que antes disso a internet era apenas uma tela preta, ou azul, esperando que você entrasse um comando. Eu cheguei a ter acesso, através do LLCC – Laboratório Nacional de Computação Científica – a essa internet do final dos anos 80. Conectando-nos através da BitNet (acrônimo para “Because It’s Time Network”), podíamos trocar e-mails com alunos de Princeton.
A internet comercial no Brasil iniciou apenas em 1995, mas em 1994 alunos da Universidade de São Paulo (USP) já estavam criando páginas WWW. Seria legal se a USP pusesse online novamente uma dessas páginas.
A página da CERN foi lançada em 1991, mas só em 1993 a tecnologia W3 ficou disponível pra todos gratuitamente. Um documento PDF pode ser baixado com as instruções que foram dadas por Tim Berners-Lee, que liderava a equipe da CERN no projeto da WWW. É interessante observar que Tim acrescenta a frase “don’t be disappointed”, ou seja, “não fique decepcionado” com a aparente simplicidade da coisa, pois ele acreditava que o potencial era tremendo. E estava certo!
Show!
CurtirCurtir
Show
E hoje criar esse tipo de site e comum e fácil de mais!!!!, =)
CurtirCurtir