Criminosos registraram uma página falsa do game Octopus City Blues na plataforma Steam Concepts para disseminar pragas digitais. O caso foi relatado pelos próprios desenvolvedores do jogo legítimo no final da semana passada, mas games clonados e infectados vêm sendo colocados no Steam desde março.
Wow. Someone copied our Steam page to spread malware. Their virus demo contains 7 levels! Gotta step our game up http://t.co/LOJ19e5zFF
— Octopus City Blues (@octocityblues) 5 abril 2015
O Steam Concepts é uma plataforma onde desenvolvedores podem divulgar seus produtos para interagir com a comunidade. É uma etapa que pode ajudar a moldar um game antes de ser submetido a outro processo, chamado de Steam Greenlight.
O Steam Greenlight é uma plataforma que pode ser usada por desenvolvedores de jogos para se candidatarem a uma inclusão definitiva no Steam, onde o jogo poderá ser encontrado e adquirido pelos consumidores. A etapa de “Greenlight” garante que jogos desenvolvidos por programadores independentes tenham uma qualidade mínima antes de chegarem à lista “normal” do Steam.
Quem está interessado pode testar os jogos presentes no Concepts e no Greenlight para ajudar os desenvolvedores e votar para que eles sejam incluídos no Steam, respectivamente.
De acordo com os sites Kotaku e Polygon, há outros casos registrados de jogos infectados no Steam Concepts e também no Steam Greenlight. Os casos são curiosos, porque o Steam Greenlight exige o pagamento de uma taxa. Na versão norte-americano, a taxa é de US$ 100, mas o Steam cobra R$ 169 no preço em reais.
As páginas já foram removidas pela Valve.
Jogos que já tiveram páginas clonadas no Steam
- Octopus City Blues
- Steam Fist 2
- Garlock Online
- Melancholy Republic.