Criminosos registraram uma página falsa do game Octopus City Blues na plataforma Steam Concepts para disseminar pragas digitais. O caso foi relatado pelos próprios desenvolvedores do jogo legítimo no final da semana passada, mas games clonados e infectados vêm sendo colocados no Steam desde março.

O Steam Concepts é uma plataforma onde desenvolvedores podem divulgar seus produtos para interagir com a comunidade. É uma etapa que pode ajudar a moldar um game antes de ser submetido a outro processo, chamado de Steam Greenlight.

O Steam Greenlight é uma plataforma que pode ser usada por desenvolvedores de jogos para se candidatarem a uma inclusão definitiva no Steam, onde o jogo poderá ser encontrado e adquirido pelos consumidores. A etapa de “Greenlight” garante que jogos desenvolvidos por programadores independentes tenham uma qualidade mínima antes de chegarem à lista “normal” do Steam.

Quem está interessado pode testar os jogos presentes no Concepts e no Greenlight para ajudar os desenvolvedores e votar para que eles sejam incluídos no Steam, respectivamente.

De acordo com os sites Kotaku e Polygon, há outros casos registrados de jogos infectados no Steam Concepts e também no Steam Greenlight. Os casos são curiosos, porque o Steam Greenlight exige o pagamento de uma taxa. Na versão norte-americano, a taxa é de US$ 100, mas o Steam cobra R$ 169 no preço em reais.

As páginas já foram removidas pela Valve.

Jogos que já tiveram páginas clonadas no Steam

  • Octopus City Blues
  • Steam Fist 2
  • Garlock Online
  • Melancholy Republic.
Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s