Não é novidade que o Facebook compartilha a localização de seus usuários, porém a precisão e a facilidade em se conseguir essa localização ficaram evidenciadas com a extensão Marauder’s Map, ou, em tradução livre, o Mapa do Maroto.
Um estudante de ciências da computação de Harvard, Aran Khanna, criou uma extensão para o Chrome que funciona de forma similar ao Mapa do Maroto da série Harry Potter. Ela permite que você observe todos os passos de seus amigos do Facebook através de dados obtidos do Facebook Messenger. Posteriormente carregam-nas em um mapa dentro da interface do aplicativo, ligando as mensagens enviadas com o compartilhamento de localização. Isso significa dizer que a extensão somente poderá localizar o usuário se este tiver feito uso do Messenger com o compartilhamento habilitado.
Polêmica em curso
Geralmente a política de uso do Facebook Messenger encoraja seus usuários a compartilhar sua localização habilitando esse recurso por padrão nos celulares com iOS ou Android.
Assim, a extensão acabou por criar um debate sobre ser ou não uma falha do Facebook, pois o recurso de compartilhamento está ali exatamente para que seus amigos tenham conhecimento de sua atual localização. No entanto, é bem provável que a maior parte das pessoas não perceba que a precisão e a facilidade em acessar esses dados possam ser algo realmente preocupante do ponto de vista da segurança de dados.
Como se precaver
Caso você não queira dividir suas idas e vindas com o resto de seus amigos, basta desabilitar o recurso de compartilhamento de localização clicando no ícone da seta em seu Messenger ou simplesmente indo até as configurações do seu celular e desabilitando o acesso a localização do aplicativo.
Leia mais
- Stalking Your Friends with Facebook Messenger [Medium, inglês]