O mercado emergente da tecnologia vestível fica mais aquecido com a grande participação de empresas renomadas no processo de criação de soluções interessantes ao segmento, como relógios e pulseiras inteligentes que são capazes de obter informações corporais do usuário. Entretanto, o Google quer inovar ainda mais nesta área com o Projeto Jacquard, cujo objetivo é levar a interação dos dispositivos móveis às roupas, levando o termo ‘gadget vestível‘ a um novo patamar.
Para isso um dos grupos de pesquisa mais experimentais do gigante da tecnologia, o ATAP (Advanced Technology and Projects Team), desenvolveu um fio resistente e condutivo que pode ser costurado em qualquer tecido. O fio que detecta o toque e responde a gestos muito precisos pode ser controlado por um minúsculo chip que, por sua vez, pode ser costurado em um bolso ou emenda da roupa.
Com a programação correta um usuário poderia passar um dedo através de uma manga da jaqueta ou uma calça para fazer uma chamada de telefone, ou simplesmente navegar um dispositivo. O Google agora tem uma parceria com a Jeans Levis para capacitar a tecnologia a ir além da fase de protótipo e transformá-la em algo que os consumidores realmente podem vestir.
Para saber mais sobre o Projeto Jacquard, confira o vídeo abaixo: