Não adianta tentar se esconder? (tgageqd / Pixabay

Não adianta tentar ter vergonha. (tgageqd / Pixabay

A New Scientist divulgou reportagem sobre o algorítimo de reconhecimento facial em fase experimental do Facebook. Segundo o artigo, a tecnologia é tão poderosa que seria capaz de identificar rostos familiares mesmo quando estão escondidos.

Para tanto, este poderoso algoritmo de reconhecimento facial faz uso de outras características únicas e pessoais como o padrão capilar, formato do corpo, linguagem corporal, estilo de vestir e até a postura individual para chegar à identificação correta.

O laboratório de inteligência artificial do Facebook está trabalhando nessa tecnologia e, de acordo com o seu chefe de inteligência artificial, Yann Lecun, o algorítimo chegou a um nível de precisão de 83% de identificação individual mesmo que as fotos estejam escurecidas. Na reportagem, ele diz: “nós fazemos uso de um monte de propriedades. Pessoas têm aspectos característicos mesmo se você olhá-las de costas como, por exemplo, você poderia reconhecer Mark Zuckerberg muito facilmente porque ele sempre veste uma camiseta cinza”.

O Facebook pretende incorporar o algorítimo em seu aplicativo Moments, recém lançado, que ajuda a criar coleções de fotos com o auxílio de uma análise de reconhecimento facial.

Lecun frisou ainda que, apesar do direito à privacidade se tornar uma característica frágil nos dias atuais, o reconhecimento facial é um ponto positivo nessa questão, pois poderia alertar aos usuários se suas fotos estão sendo divulgadas online mesmo quando os envolvidos estejam distantes do foco da câmera.

Anúncios

Escrito por Adan Ribeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s