Pichadores virtuais colocaram mensagens na janela de notificações do Facebook na noite desta quinta-feira (25). A maior parte dos “recados” fez referência à Desciclopédia, uma paródia humorística da Wikipédia. As frases também pediam “fora PT” e “fora politicamente correto”.
O horário das postagens no Twitter que falam do problema apontam que o bug começou a ser explorado por volta das 21h
Os textos apareceram no lugar do comando “Marcar todas como lidas”. Logo após o problema ser corrigido, o link chegou a ter sua frase escrita em inglês até a situação se normalizar.
Esses indícios apontam para um problema no sistema de tradução. O Facebook adota um uma “tradução comunitária” (crowdsource), em que qualquer pessoa pode sugerir novas traduções. Não se sabe, no entanto, como as traduções foram parar diretamente na tela dos internautas.
A Linha Defensiva procurou o Facebook para que comentasse o caso, mas ainda não recebeu uma resposta.
ATUALIZADO — O Facebook reconheceu um problema no sistema de traduções. Segue abaixo o comunicado da rede social:
Inadvertidamente, fizemos um ajuste específico para uma tradução livre feita pela comunidade, o que resultou em traduções equivocadas. Tomamos as medidas necessárias para reverter a situação, e estamos fazendo ajustes adicionais para ajudar a garantir que isso não aconteça novamente.
Embora algumas mensagens pediam a “volta” da Desciclopédia, o site não estava fora do ar. Ele existe desde 2005.