Mais um vírus na rede, o Skulls.M, foi detectado pela Trend Micro. Usuários de celular com sistema operacional Symbian devem ficar atentos, pois o novo vírus está atacando os aparelhos com interface da série 60 do ambiente operacional.

De acordo com a empresa, o vírus desabilita várias funções do celular e troca ícones por uma imagem de caveira com um fundo vermelho. Ele chega no sistema como um arquivo que requer instalação sob o nome de X-Ray Full byDotSis.SIS.

Os clientes da Trend Micro podem usar gratuitamente o antivírus para celular e dispositivos móveis TMMS. O produto está sendo oferecido sem custo para os usuários da marca até o final deste mês.

Já a F-Secure alerta para descoberta do Fontal.B e divulga que os dois vírus são distribuídos como se fossem programas piratas, ou seja, quem não faz o download de programas piratas para o celular não está em risco.

A F-Secure ainda publica a lista atualizada de países em que o Commwarrior — worm de celulares Symbian que se propaga através de Bluetooth e MMS — foi encontrado:

  1. Irlanda
  2. Índia
  3. Omã
  4. Itália
  5. Filipinas
  6. Finlândia
  7. Grécia
  8. África do Sul
  9. Malásia
  10. Áustria
  11. Brunei
  12. Alemanha

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.