Mais um vírus na rede, o Skulls.M, foi detectado pela Trend Micro. Usuários de celular com sistema operacional Symbian devem ficar atentos, pois o novo vírus está atacando os aparelhos com interface da série 60 do ambiente operacional.

De acordo com a empresa, o vírus desabilita várias funções do celular e troca ícones por uma imagem de caveira com um fundo vermelho. Ele chega no sistema como um arquivo que requer instalação sob o nome de X-Ray Full byDotSis.SIS.

Os clientes da Trend Micro podem usar gratuitamente o antivírus para celular e dispositivos móveis TMMS. O produto está sendo oferecido sem custo para os usuários da marca até o final deste mês.

Já a F-Secure alerta para descoberta do Fontal.B e divulga que os dois vírus são distribuídos como se fossem programas piratas, ou seja, quem não faz o download de programas piratas para o celular não está em risco.

A F-Secure ainda publica a lista atualizada de países em que o Commwarrior — worm de celulares Symbian que se propaga através de Bluetooth e MMS — foi encontrado:

  1. Irlanda
  2. Índia
  3. Omã
  4. Itália
  5. Filipinas
  6. Finlândia
  7. Grécia
  8. África do Sul
  9. Malásia
  10. Áustria
  11. Brunei
  12. Alemanha

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.