Win32:Trojan-gen é o nome dado pelo antivírus avast! para diversos trojans. Interpretando o nome do trojan, temos:

  • Win32 — afeta o Windows
  • Trojan — é um trojan
  • gen — genérico

Em outras palavras, você tem um trojan que o avast! considera genérico, que não possui um nome próprio. Existem centenas (ou milhares) de trojans com o nome de Trojan-gen no avast!, então você não vai conseguir uma informação exata sobre o seu caso procurando pelo Trojan-gen.

Se você possui esse trojan anônimo, tente procurar informações baseadas no nome do arquivo que o antivírus detecta como infectado. Pode ser que você tenha mais sorte do que procurando pelo nome do trojan (que, na verdade, não tem um nome). Talvez você queira usar um antivírus on-line de um arquivo para enviar o arquivo infectado e verificar outros nomes que o trojan recebeu. Tendo mais nomes pode para facilitar a busca de informações.

Se o arquivo está localizado na pasta C:System Volune Information ou C:_RESTORE, você pode se livrar dele desabilitando a Restauração do Sistema e reabilitando ela novamente para resetar o cache de arquivos.

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.