Índice

O que é spam?

Spam é toda mensagem que é enviada sem o consentimento do destinatário e que não seja, assim, necessariamente do seu interesse – indesejada. No espaço virtual, é comum o seu uso com finalidade publicitária comercial e envio de vírus, tanto em fóruns, emails ou mensagens instantâneas.

Quando você assiste à TV ou visita um site, os anúncios servem para pagar a manutenção desse veículo de comunicação. Spam poderia ser comparado com correspondências publicitárias, outdoors ou com os carros de som que passam divulgando promoções e eventos. Eles estão lá, e tem muito pouco que você possa fazer para ignorá-los.

O principal problema com spam (ou “E-mail Marketing”) é o modo que ele é feito. Os endereços de e-mail são capturados sem o consentimento do seu proprietário. Devido à agressividade no envio das mensagens de spam, uma conta de e-mail pode receber dezenas ou centenas de mensagens indesejados diariamente, tornando o uso da conta de e-mail impossível.

O E-mail Spam

O e-mail spam é o tipo de spam mais comum, enviando através de e-mail.

Incentivos para o Spam

Será que alguém compra os produtos anunciados em mensagens de spam?

Sim. O Brasil, de acordo com pesquisas recentes, é um dos países que mais responde ao envio de mensagens indesejadas, adquirindo os produtos divulgados nelas.

Enviar uma mensagem de e-mail é extremamente barato. A maioria dos spammers, para diminuir ainda mais seu custo, aproveitam-se de computadores infectados para contrololá-los e usá-los para enviar spam. Assim não precisam nem de uma conexão de alta velocidade para enviar milhares de mensagens.

Isso mostra que o problema da segurança é universal. Quanto mais computadores estiverem infectados, mais pessoas acabam afetadas, já que mais spams serão enviados. O mesmo vale para ataques de Negação de Serviço: devido ao alto número de computadores infectados, ataques desse tipo acabam funcionando.

O retorno dado aos produtos divulgados via spam e o baixo custo do envio das mensagens é que torna o spam uma atividade que formou vários milionários no mundo todo.

Como os spammers conseguem seu endereço?

Uma dúvida comum entre os internautas é: como um spammer conseguiu meu endereço de e-mail?

A maioria dos spammers possuem robôs (‘bots’) que “navegam” nas páginas da Internet. Eles seguem links e possuem um sistema para encontrar qualquer coisa que se pareça com um e-mail, ou seja, qualquercoisa@algumdominio. Esse é o motivo pelo qual você vê e-mails colocados como “fulano arroba site ponto com” — a maioria dos bots não é capaz de transformar o “arroba” escrito em @, fazendo com que o e-mail não seja capturado pelos tais bots.

Spammers também compram endereços, isso é, se você se cadastrou em algum site e o site foi invadido, os endereços de e-mail presentes no banco de dados são roubados e vendidos para diversos spammers. Alguns sites (principalmente os de conteúdo adulto) vendem os endereços cadastrados em suas newsletters/fóruns mesmo que o site não tenha sido invadido.

Outro meio comum da coleta de e-mail é através de vírus. Os vírus infectam o computador e depois fazem um exame no disco rígido e verificam todos os arquivos de texto, doc e HTML pela presença de endereços de e-mail. Estes são enviados ao criador do vírus, que poderá vendê-los ou enviar outros vírus para esses endereços e repetir o processo, coletando mais endereços.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.