Um erro na atualização de quarta-feira (15/03) do sistema de detecção de intrusão (IDS) do Norton Personal Firewall faz com que o tráfego de uma conexão AOL seja classificado como malicioso. O problema faz com que usuários AOL não consigam mais entrar em qualquer site na Internet. Uma atualização corrigindo o problema foi lançada 7 horas depois.

Usuários da AOL devem seguir os passos publicados no site de suporte da Symantec para restaurar a conexão e atualizar o firewall novamente para remover a assinatura problemática.

Devido ao erro, usuários de conexão discada ficaram completamente sem conexão, enquanto os usuários do serviço banda larga da empresa ficaram impossibilitados de acessar os servidores da AOL, que tem hoje cerca de 20 milhões de assinantes.

Este é o segundo problema relacionado a softwares de segurança na semana. A McAfee também lançou uma assinatura com erros que detectavam o Microsoft Excel como um vírus. No mês passado, o Microsoft Anti-Spyware detectou o Norton Anti-Virus como um ladrão de senhas.

Recentemente um outro problema foi detectado no mesmo sistema de IDS do Norton que faz com que o usuário seja derrubado apenas ao receber via bate-papo certas mensagens que são geralmente utilizadas por cavalos-de-tróia para controlar computadores infectados.

Esses problemas são chamados de falsos-positivos e são extremamente comuns na área de segurança. Se você suspeita que o seu antivírus ou firewall estejam com uma assinatura que detecta problemas onde eles não existem, entre em contato com o suporte técnico da empresa.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.