Adware e os seus problemas

Adwares são softwares que exibem anúncios publicitários no seu sistema. Para conseguir vender esses anúncios e ser pago pela sua exibição, adwares não são softwares maliciosos criados por programadores de vírus e sim programas criados por empresas, legalizadas e registradas, que fazem dinheiro vendendo espaço publicitário.

Como ninguém quer ver anúncios sem ganhar um serviço gratuito em troca, os adwares são softwares patrocinadores, instalados por outros softwares e também por websites, como forma de cobrir as despesas geradas pelo desenvolvimento do software ou website. O usuário não paga pela utilização de um software ou site patrocinado, mas precisa instalar um adware no sistema e ver os anúncios gerados pelo mesmo.

O problema com esse modelo da indústria adware está descrito em detalhes em outro artigo, A indústria adware. Em resumo, os problemas são:

  • A exibição de pop-ups mesmo quando o usuário não está utilizando o serviço patrocionado pelo adware
  • A agressividade dos anúncios, que torna o sistema muito lento
  • A espionagem praticada pelos softwares, cujo o objetivo é oferecer anúncios baseados nos hábitos do usuário
  • Como fazer com que o usuário saiba que ele tem o adware e que está instalando um software patrocinador

Vendo apenas essa lista, a maioria dos usuários já pensa que o modelo no qual as empresas criadoras de adwares se baseiam é completamente injusto. Infelizmente, a injustiça não acaba por aí. O pior problema com os adwares é a sua distribuição, ou seja, os meios que as empresas que os desenvolvem utilizam para colocar o programa no sistema do usuário.

A situação melhorou muito nos últimos dois anos (2004 e 2005), mas, em geral, continua problemática: muitas instalações de adware ocorrem de forma ilegal, sem o consentimento do usuário. Como as empresas vendem a área de trabalho do usuário para seus anunciantes, o dinheiro ganho através da venda de um espaço obtido ilegalmente também pode ser considerado ilegal.

Próxima página: Como e por quem são distribuídos os adwares

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.