Spammers estão enviando e-mails indesejados apenas com imagens, dificultando o funcionamento de filtros anti-spam. Nenhum texto que poderia fazer a mensagem ser bloqueada é colocado no e-mail, enquanto as imagens são feitas de tal modo que mesmo tecnologias OCR (que identificam a presença de texto em imagem) sejam ineficazes.

As imagens possuem o texto um pouco distorcido e planos de fundo aparentemente abstratos. A leitura da mensagem, porém, não é afetada. As cores do fundo e das fontes também variam, de modo que cada spam enviado possua uma imagem única para que o filtro não possa simplesmente comparar a imagem recebida com uma lista de imagens que o filtro sabe ser fruto de spam.


Imagens com pequenas diferenças dificultam o trabalho do filtro anti-spam

O exemplo acima é de um spam de fraude de ações. O spammer — ou o cliente do spammer que comprou o “serviço” de envio de e-mails em massa — tenta inflar falsamente o valor das ações de uma empresa fantasma (nesse caso a “Tora Technologies”) e, quando vítimas suficientes ganham interesse de comprá-las, o valor das mesmas sobe e os golpistas as vendem em seguida, ganhando dinheiro. As vítimas vão perder tudo instantaneamente, pois a empresa não exerce nenhuma atividade de fato.

Este é só mais um capítulo na longa batalha entre spammers e os filtros anti-spam.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

7 Comments

  1. E será que tem como bloquear esses tipos de spam?

    Curtir

  2. Philipi

    Alguns programas anti-spam já estão dando um jeito para bloqueá-los, mas novas técnicas continuarão surgindo (de ambos os lados), então algum spam sempre vai chegar na sua caixa.

    Curtir

  3. Bem, os serviços atuais de emails e os programas de emails não carregam imagens de emails de origem “desconhecida”, o que já seria suficiente. Mas ainda tem gente que insiste em abrir tais mensagens e, o mais surpreendente, ainda acredita no conteúdo… Assim, fica difícil.

    Curtir

  4. Reginaldo

    A imagem, pelo menos nas mensagens que vimos, é anexada ao e-mail, não carregada de um site externo.

    Curtir

  5. Desculpem, derepente minhas perguntas sejam idiotas, mas não poderei ficar com dúvidas.
    Os antivirus não verificam as imagens ao serem baixadas dos servidores, mesmo que sem clientes de e-mail?
    Se a resposta for não, os antivirus não bloqueariam qualquer tipo de acesso externo da imagem?

    Curtir

  6. Lucas Miguez 21/11/2006 às 12:33

    Pessoal,
    Aproveitando o assunto.Alguém pode indicar um anti spam eficiente ??

    Curtir

  7. João Paulo 22/11/2006 às 13:19

    O filtro anti spam do bluebottle.com é excelente. É só criar email lá.

    Curtir

Comentários encerrados.