Conforme noticiado na primeira edição do Boletim Linha Defensiva, a Zango, desenvolvedora do adware de mesmo nome, processou a PC Tools, que faz o anti-spyware Spyware Doctor. Depois de o juiz negar o pedido da Zango, que exigia que a PC Tools fosse ordenada a parar suas operações, as duas empresas declararam vitória.

A Zango foi a primeira. Em um post no blog da empresa, datado do dia 5 deste mês, a empresa afirma que conseguiu uma “vitória para o direito de escolha do consumidor”. De acordo com a Zango, o Spyware Doctor estava removendo seus softwares sem aviso, enquanto as versões mais recentes do programa notificam os usuários de forma satisfatória.

Depois veio a PC Tools. Em um comunicado divulgado ontem (6/06), o CEO da empresa, Simon Clausen, disse que a decisão foi uma “importante vitória para o direito do público de escolher quais softwares podem ser instalados em seus computadores” — essecialmente a mesma vitória que a Zango comemora.

Apesar de parecer estranho, as duas empresas tem sim razões para comemorar. A Zango conseguiu que a classificação de risco de seu software fosse diminuída no Spyware Doctor, sendo agora considerado apenas um “aplicativo potencialmente indesejado”. E a PC Tools também: se o juiz não tivesse negado o pedido da Zango, a empresa poderia ser obrigada a ter que remover completamente o Zango de seu banco de dados.

No final de 2006, a Zango foi multada em 3 milhões de dólares pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos por permitir que seus afiliados fizessem uso de técnicas injustas e ilegais para forçar a instalação de adware nos sistemas dos internautas. O software da companhia também apareceu em 8º lugar no top 10 de fevereiro da Linha Defensiva.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s