Conforme noticiado na primeira edição do Boletim Linha Defensiva, a Zango, desenvolvedora do adware de mesmo nome, processou a PC Tools, que faz o anti-spyware Spyware Doctor. Depois de o juiz negar o pedido da Zango, que exigia que a PC Tools fosse ordenada a parar suas operações, as duas empresas declararam vitória.

A Zango foi a primeira. Em um post no blog da empresa, datado do dia 5 deste mês, a empresa afirma que conseguiu uma “vitória para o direito de escolha do consumidor”. De acordo com a Zango, o Spyware Doctor estava removendo seus softwares sem aviso, enquanto as versões mais recentes do programa notificam os usuários de forma satisfatória.

Depois veio a PC Tools. Em um comunicado divulgado ontem (6/06), o CEO da empresa, Simon Clausen, disse que a decisão foi uma “importante vitória para o direito do público de escolher quais softwares podem ser instalados em seus computadores” — essecialmente a mesma vitória que a Zango comemora.

Apesar de parecer estranho, as duas empresas tem sim razões para comemorar. A Zango conseguiu que a classificação de risco de seu software fosse diminuída no Spyware Doctor, sendo agora considerado apenas um “aplicativo potencialmente indesejado”. E a PC Tools também: se o juiz não tivesse negado o pedido da Zango, a empresa poderia ser obrigada a ter que remover completamente o Zango de seu banco de dados.

No final de 2006, a Zango foi multada em 3 milhões de dólares pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos por permitir que seus afiliados fizessem uso de técnicas injustas e ilegais para forçar a instalação de adware nos sistemas dos internautas. O software da companhia também apareceu em 8º lugar no top 10 de fevereiro da Linha Defensiva.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.