Norton Safe Search

Tanta propaganda quanto resultados verdadeiros: um clássico da Ask.com, também com o nome Norton. (Foto: Reprodução)

A página de downloads da Linha Defensiva acaba de diminuir de tamanho: foram removidos os softwares gratuitos Antivir, BitDefender e ClamWin – que é de código aberto -, e também o Norton Anti-Virus da Symantec. O motivo é a infeliz ligação dessas empresas com a prática de software bundling (inclusão de aplicativos de outras empresas) e, para piorar, com a Ask.com.

A Ask.com está ligada à IAC Corp. Caso você não tenha ouvido falar na IAC Corp, talvez o nome Vimeo lhe seja mais familiar – porque esse é o nome do site de vídeos operado pela IAC (esqueça a história do Vimeo ser uma “pequena empresa”, como dizem no site). A IAC também é dona da empresa Mediaspark, que opera os serviços da MyWay. A remoção de aplicativos da IAC sempre foi uma recomendação da Linha Defensiva. Escrevemos diversas vezes:

MyWebSearch/MyBar é um adware geralmente instalado por programas da FunWebProducts. O objetivo deles é direcionar tráfego para o portal MyWay.com (daí o seu nome). Tanto o portal MyWay como a Fun Web Products pertencem à IAC Search & Media, que também gerencia o portal de buscas Ask.com.

Os produtos da FunWebProducts são muito divulgados na web por meio de banners que prometem “novos emoticons” e cursores animados (que levam o internauta aos programas Smiley Central e Cursor Mania, respectivamente).

Apesar de não ser um software malicioso, muitos usuários não sabem que o MyWay foi instalado no PC por estes programas e, em alguns casos, estes programas podem causar problemas com o navegador, visto que são instalados como plug-ins.

Os motivos não são os mais nefastos: falta de aviso ao usuário, programas de desinstalação ineficazes, práticas abusivas – tanto que a Symantec chegou a forçar a instalação da Norton Toolbar (que era a Ask.com Toolbar disfarçada). Mas são suficientemente ruins para que uma empresa de antivírus não devesse se envolver, na opinião da Linha Defensiva.

Existem muitos sites na web nos quais esses produtos podem ser encontrados, porque são muito populares. E eles eventualmente irão aparecer nas notícias aqui da Linha Defensiva. Mas entendemos que o negócio de uma empresa antivírus deveria ser a prestação de um serviço antivírus – e não a parceria com uma empresa que já patrocinou softwares P2P e já esteve nas mesmas listas de nomes como Claria, Gator, WhenU e Direct Revenue.

Nossos colegas do Calendar of Updates, também membros da ASAP, têm um post atualizado sobre softwares que incluem o Ask Toolbar.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

3 comentários

  1. Então a Lenda de que as empresas de antivírus andam de mãos dadas com o crime, não era mera coincidência né, a se pensar…!!!

    Curtir

    Responder

    1. Marcelo, esse é um salto muito grande. A IAC não é uma organização criminosa, pelo menos segundo as leis atuais.

      Isso nada tem a ver com aqueles boatos absurdos de que empresas antivírus criam as pragas digitais.

      Curtir

      Responder

  2. Bruno dos Anjos Cinotti 23/10/2011 às 23:19

    É uma pena que a Avira tenha se rendido a este tipo de negócio. Gosto muito do Avira e na verdade só descobri que eles forçam a instalação do Ask.com quando formatei meu PC e fui instalar e, quando eu negava a instalação do Ask.com, ele abortava a instalação. A principio achei que o instalador que baixei antes de formatar tivesse com problemas e no fim descobri pela Linha Defensiva que eles forçam isso. Triste realidade infelizmente.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.