De acordo com um anúncio da unidade de crimes eletrônicos da policia britânica, um jovem de 19 anos foi preso nesta quarta-feira (27) sob a acusação de ser Topiary, o porta-voz do grupo hacker LulzSec. Ele também teria participado ou sido cúmplice de diversos ataques. O nome verdadeiro do suspeito não foi divulgado.
O local da prisão de Topiary é um endereço residencial nas ilhas Shetland, na Escócia. Além de tuitar no perfil do LulzSec, ele também era dono da conta @atopiary. Na última sexta-feira (21), ele apagou todos os tuítes que estavam em seu perfil no Twitter, deixando apenas a seguinte mensagem: “Você não pode prender uma ideia“.

'Você não pode prender uma ideia', diz única mensagem deixada no Twitter de Topiary. (Foto: Reprodução)
A prisão de Topiary ocorre como parte da operação da policia britânica que está em busca de hackers envolvidos com os ataques de negação de serviço (DDoS) contra empresas e órgãos do governo. O jovem foi levado a Londres para ser interrogado.
A polícia britânica está investigando também um adolescente de 17 anos.
Prisões do LulzSec
- Foi também na Inglaterra que a polícia prendeu Ryan Cleary, mantenedor dos serviços de comunicação usados pelo LulzSec.
- m_nerva foi preso no estado de Ohio, nos EUA. Ele havia publicado chats particulares do LulzSec e foi exposto pelo próprio grupo.
- Na terça-feira passada (19) foi preso também na Inglaterra um hacker acusado de ser Tflow, outro membro do LulzSec. Topiary apagaria seus tweets dois dias depois.
- Topiary seria a quarta prisão relacionada ao LulzSec
O grupo afirmou publicamente ser composto por seis integrantes, mas negou a participação de direta de Ryan Cleary em suas atividades. Isso significa que metade do grupo já foi encontrada pela polícia.