Pwnie Awards (Foto: Reprodução)

Prêmio revela grandes pesquisas e fatos da segurança com humor. (Foto: Reprodução)

Um grupo de especialistas em segurança organiza a 5ª edição da Pwnie Awards. Os principais concorrentes. em diferentes categorias, são dois grupos de “hackers ativistas”—  Anonymous e LulzSecurity , e o site WikiLeaks, responsável por vazar documentos secretos de países de todo mundo, principalmente da embaixada americana.

Embora o evento não tenha ocorrido ainda, a Sony já foi declarada a “campeã” da categoria “Most Epic Fail”, ou “falha mais épica”, depois de ser atacada diversas vezes desde abril. O pior dos ataques envolveu o roubo de até 77 milhões de cadastros de usuários. Os organizadores ainda precisam decidir qual das invasões sofridas pela empresa é a mais grave e que levará o título da competição.

Os vencedores receberão uma fantasia da série de desenho animado da Hasbro “My Little Pony”, pintada de dourado. A divulgação acontecerá em uma cerimônia a ser realizada na conferência de hackers Black Hat no dia 3 de agosto, em Las Vegas, Estados Unidos.

Outras categorias da competição vão nomear as pesquisas mais interessantes na área de segurança, as falhas mais interessantes e também a melhor música com o tema de segurança. Segundo Dino Dai Zovi, um dos organizadores e juízes do evento, embora o Pwnie Awards possa ter conotação humorística, o prêmio representa uma séria tentativa de reconhecer pessoas e eventos de maior repercussão na comunidade hacker.

O “Oscar” já conta com uma lista de candidatos, que pode ser conferida diretamente no site do evento. Na categoria de “invasão mais épica” estão ataques realizados pelo Anonymous, o vazamento de dados das embaixadas Americanas pelo Wikileaks” e o vírus Stuxnet, que atacou e atrasou o programa nuclear iraniano.

O nome da competição é uma alusão a pôneis – tidos como símbolos meigos – junto ao termo “pwned”. Pwned é uma digitação incorreta de owned (o p fica ao lado do o no teclado), tão frequente que é usada intencionalmente em alguns contextos para finalidade humorística. A palavra “own” em inglês significa “ser dono”; ou seja, “ownar” um alvo é invadi-lo e conseguir o controle total sobre ele.

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estudante de especialização em Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Editor adjunto da revista Redescrições. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Finalista do Prêmio JOTA/Inac de Combate à Corrupção do ano de 2016. Participou da organização do XIV Congresso Internacional da Société Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Tolerância no Liberalismo Moderno; Liberdade de Expressão; Pluralismo de Valores; Liberalismo; Socialismo; Social-Democracia; Filosofia Política e Social; Filosofia Moderna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s