Pwnie Awards (Foto: Reprodução)

Prêmio revela grandes pesquisas e fatos da segurança com humor. (Foto: Reprodução)

Um grupo de especialistas em segurança organiza a 5ª edição da Pwnie Awards. Os principais concorrentes. em diferentes categorias, são dois grupos de “hackers ativistas”—  Anonymous e LulzSecurity , e o site WikiLeaks, responsável por vazar documentos secretos de países de todo mundo, principalmente da embaixada americana.

Embora o evento não tenha ocorrido ainda, a Sony já foi declarada a “campeã” da categoria “Most Epic Fail”, ou “falha mais épica”, depois de ser atacada diversas vezes desde abril. O pior dos ataques envolveu o roubo de até 77 milhões de cadastros de usuários. Os organizadores ainda precisam decidir qual das invasões sofridas pela empresa é a mais grave e que levará o título da competição.

Os vencedores receberão uma fantasia da série de desenho animado da Hasbro “My Little Pony”, pintada de dourado. A divulgação acontecerá em uma cerimônia a ser realizada na conferência de hackers Black Hat no dia 3 de agosto, em Las Vegas, Estados Unidos.

Outras categorias da competição vão nomear as pesquisas mais interessantes na área de segurança, as falhas mais interessantes e também a melhor música com o tema de segurança. Segundo Dino Dai Zovi, um dos organizadores e juízes do evento, embora o Pwnie Awards possa ter conotação humorística, o prêmio representa uma séria tentativa de reconhecer pessoas e eventos de maior repercussão na comunidade hacker.

O “Oscar” já conta com uma lista de candidatos, que pode ser conferida diretamente no site do evento. Na categoria de “invasão mais épica” estão ataques realizados pelo Anonymous, o vazamento de dados das embaixadas Americanas pelo Wikileaks” e o vírus Stuxnet, que atacou e atrasou o programa nuclear iraniano.

O nome da competição é uma alusão a pôneis – tidos como símbolos meigos – junto ao termo “pwned”. Pwned é uma digitação incorreta de owned (o p fica ao lado do o no teclado), tão frequente que é usada intencionalmente em alguns contextos para finalidade humorística. A palavra “own” em inglês significa “ser dono”; ou seja, “ownar” um alvo é invadi-lo e conseguir o controle total sobre ele.

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Acadêmico de Filosofia - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo membro do grupo de pesquisas Filosofia e Interdisciplinaridade, sob a orientação do prof. Dr. Agemir Bavaresco. Realiza pesquisas nos seguintes temas: Opinião Pública, Democracia e Representação Política. É pesquisador do Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA), sob a orientação do prof. Dr. Paulo Ghiraldelli Jr., participando do grupo de pesquisa Filosofia e Subjetividade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), trabalhando com o tema da teoria das esferas do filósofo alemão Peter Sloterdijk. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Site pessoal: http://www.giovanemartins.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s