
Prêmio revela grandes pesquisas e fatos da segurança com humor. (Foto: Reprodução)
Um grupo de especialistas em segurança organiza a 5ª edição da Pwnie Awards. Os principais concorrentes. em diferentes categorias, são dois grupos de “hackers ativistas”— Anonymous e LulzSecurity — , e o site WikiLeaks, responsável por vazar documentos secretos de países de todo mundo, principalmente da embaixada americana.
Embora o evento não tenha ocorrido ainda, a Sony já foi declarada a “campeã” da categoria “Most Epic Fail”, ou “falha mais épica”, depois de ser atacada diversas vezes desde abril. O pior dos ataques envolveu o roubo de até 77 milhões de cadastros de usuários. Os organizadores ainda precisam decidir qual das invasões sofridas pela empresa é a mais grave e que levará o título da competição.
Os vencedores receberão uma fantasia da série de desenho animado da Hasbro “My Little Pony”, pintada de dourado. A divulgação acontecerá em uma cerimônia a ser realizada na conferência de hackers Black Hat no dia 3 de agosto, em Las Vegas, Estados Unidos.
Outras categorias da competição vão nomear as pesquisas mais interessantes na área de segurança, as falhas mais interessantes e também a melhor música com o tema de segurança. Segundo Dino Dai Zovi, um dos organizadores e juízes do evento, embora o Pwnie Awards possa ter conotação humorística, o prêmio representa uma séria tentativa de reconhecer pessoas e eventos de maior repercussão na comunidade hacker.
O “Oscar” já conta com uma lista de candidatos, que pode ser conferida diretamente no site do evento. Na categoria de “invasão mais épica” estão ataques realizados pelo Anonymous, o vazamento de dados das embaixadas Americanas pelo Wikileaks” e o vírus Stuxnet, que atacou e atrasou o programa nuclear iraniano.
O nome da competição é uma alusão a pôneis – tidos como símbolos meigos – junto ao termo “pwned”. Pwned é uma digitação incorreta de owned (o p fica ao lado do o no teclado), tão frequente que é usada intencionalmente em alguns contextos para finalidade humorística. A palavra “own” em inglês significa “ser dono”; ou seja, “ownar” um alvo é invadi-lo e conseguir o controle total sobre ele.