Companhias desenvolvedoras de adware

180Solutions

Conhecida por seus produtos Zango e nCase, diversas vezes é distribuído através de falhas em navegadores de internet. Culpa seus afiliados pelas instalações ilegais, mas faz pouco para coibir estas ações. Repetidamente diz que seus programas “não tem spywares” para que os usuários pensem que são programas seguros. Seus anúncios são extremamente invasivos e podem tornar um computador quase inutilizável.

AskJeeves

A AskJeeves, responsável pelo portal de busca Ask.com, distribui adwares através da sua marca MyWay. Mais notável é presença da barra myWebSearch sem que o usuário saiba como ela foi parar no computador. Distribuído através de canais como o Smiley Central e anunciado em sites direcionados ao público infantil.

Claria Corporation

Conseguiu fazer com que seu antigo nome (Gator Corporation) se tornasse um sinônimo de spywares. Através da sua marca GAIN Publishing, distribui seu cliente de adware (GAIN). Instalado juntamente com programas populares como o KaZaA e através de ActiveX, o problema principal com a Claria é sua licença confusa que é maior que a constituição dos Estados Unidos, além de alguns problemas com a violação da privacidade do usuário.

CoolWebSearch

Através de seu esquema de afiliados, gerou diversos hijackers que buscavam gerar dinheiro fácil. Se isenta de qualquer dano causado pelos seus afiliados e faz pouco para que as atividades ilícitas dos seus afiliados sejam paradas.

Direct-Revenue

Através da sua marca ABI Network distribui adwares como Aurora, Ceres e SolidSpeer. Apesar de dizer que os usuários podem remover o seu adware facilmente através do site MyPCTuneUp, diversas pessoas não conseguiram removê-lo utilizando esse recurso. Para piorar a situação, os softwares da Direct-Revenue usam métodos que são comuns em trojans para dificultar sua remoção. Além disso, o computador torna-se quase inutilizável devido ao número agressivo de propagandas de conteúdo adulto.

Foram pioneiros, junta com a 180Solutions, na distribuição de seu adware através de BitTorrent.

Hotbar

Perdeu sua certificação TRUSTe devido ao abuso da marca como selo de qualidade. Engana seus usuários através de propagandas prometendo “novos smiles”, quando na verdade apenas instala uma barra no Internet Explorer e no Windows Explorer que mostra pop-ups.

Integrated Search Technologies (IST)

Barra de ferramentas instalada através de ActiveX. É encontrado em sites de conteúdo adulto e de letras de músicas. Criaram a famosa “XXXToolbar”. Utiliza entradas com caracteres especiais na inicialização do Windows para dificultar sua identificação e remoção. Instala diversos outros programas (tais como o nCase da 180Solutions) sem o consentimento do usuário. É distribuído através de um esquema de afiliados. Pioneiros, criaram o primeiro plugin malicioso para o Mozilla Firefox.

Look2Me

Além do site em branco localizado em look2me.com, táticas de rootkits são utilizadas para dificultar sua remoção. Esse adware pode ser obtido através da instalação de alguns programas e trojans, apesar de ser raro atualmente.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.